Lar Espírita Bezerra de Menezes

Lar Espírita Bezerra de Menezes

Inaugurado em 11 de novembro de 1978 por amigos de Águas de Lindóia, de São Paulo (SP) e de Monte Sião (MG), tendo à frente a incansável trabalhadora D. Ruth Boé Pitombo, que sob inspiração do Mentor Espiritual Dr. Bezerra de Menezes, conseguiram com muito trabalho e abnegação, comprar o terreno e construir o Lar que desde sua inauguração, se preocupou imensamente com as pessoas mais necessitadas da comunidade.

A primeira diretoria da casa foi composta pelos seguintes tarefeiros: Presidente: Sra. Ruth Boé Pitombo; Vice Presidente: Dr. José Pocai; 1º Secretário: Sr. Manoel Inácio Bueno; 2ª Secretária: Sra. Iracema Duarte Espíndola e Tesoureiro: Sr. Flávio João Giubilato.

BIOGRAFIA DA SRA. RUTH BOÉ PITOMBO

Nasceu em 17 de setembro de 1911, em Dobrada, município da região de Matão. Teve três irmãs e três irmãos. Dona Ruth não se casou. De origem humilde, muitas vezes contava que seu pai era muito enérgico na criação dos filhos e que sua mãe era muito prendada, pois além de cuidar dos sete filhos, ainda costurava e bordava, sempre tentando embelezar a casa modesta em que moravam.

Todos os filhos, desde cedo, aprenderam com os pais o valor do trabalho e da honestidade. Dona Ruth, ainda mocinha, começou a trabalhar para ajudar no sustento da casa. Mesmo sem ser professora formada, dava aulas para as crianças dos sítios da região em que morava. Também trabalhou como costureira. Quando adolescente, foi para a cidade de São Paulo, onde continuou a trabalhar como costureira. Por ser muito trabalhadeira e empreendedora, logo montou uma oficina própria onde confeccionava lingerie para clientes de bom poder aquisitivo.

Com o passar do tempo, tornou-se espírita. Teve facilidade em aceitar a regra básica do Espiritismo, ou seja, "Fora da caridade não há salvação", pois já era uma pessoa caridosa. Através de uma amiga, conheceu Francisco Cândido Xavier e passou a visitá-lo algumas vezes em Uberaba. Entre os anos de 1961 e 1968, Ruth fez várias visitas ao médium e sempre levava amigos simpatizantes dos seus trabalhos. Eram visitas de amizade. Em uma dessas visitas, falou para o Chico que gostaria de ajudar os pobres de maneira mais completa. Foi então que, oportunamente, recebeu uma psicografia do Espírito Batuíra, sugerindo a formação de um grupo no Bairro de Sapopemba, na cidade de São Paulo, pois era um lugar completamente desvalido de assistência social e espiritual.

Utilizando-se de algumas economias, em 1960, comprou uma casinha no referido bairro e, imediatamente, começou a atender os pobres da região, com sopa, remédios, roupas e realizava a festa de Natal, com distribuição de mantimentos e brinquedos. Em 25 de novembro de 1964, juntamente com alguns amigos, fundou oficialmente o Centro de Ação Cristã, no mesmo bairro de Sapopemba, onde trabalhou por muitos anos. Em 1966 foi iniciado um trabalho de assistência espiritual, pois sendo o Centro de Orientação Espírita, Doutrina codificada por Allan Kardec, era fundamental que existisse também atividades de cunho espiritual. Esses trabalhos espirituais consistiam de sessões públicas de Evangelho, passes e de moral cristã para as crianças, aos domingos.

Por motivos de saúde, pois sofria do coração e estava piorando, teve que sair da cidade grande. Foi então que escolheu Águas de Lindóia para passar boa parte do tempo e, quem sabe, melhorar a saúde. Sendo uma pessoa muito ativa, logo começou a atender pessoas carentes em sua própria casa na Av. Monte Sião, 739 no Bairro do Sertãozinho, hoje Bairro Bela Vista.

A partir daí, nunca esmoreceu no trabalho para fundar um outro centro espírita, nesse bairro. A pedido de Chico Xavier, Dona Ruth teve a grande colaboração do Dr. José Pocai, de Monte Sião (MG), que por sua vez, foi aconselhado pelo grande medianeiro de Uberaba a procurá-la. Dona Ruth conquistou muitas amizades na região, graças a sua grande generosidade. Para muitos, era considerada "a mãe dos pobres" na cidade. Recebia muitas visitas de todas as classes sociais e de várias religiões. Nunca discriminou alguém e sempre ajudava no que fosse possível, espiritual ou materialmente.

Conforme as informações escritas por ela mesma, na primeira reunião que fez em sua casa, no dia 05 de janeiro de 1968, com amigos do bairro e do Centro de Ação Cristã de São Paulo, nos informa que, a pedido do Dr. Bezerra de Menezes, lançaria as primeiras sementes do Evangelho no bairro e que muito teria que fazer, com o auxílio dos irmãos do alto. No dia 02 de maio de 1969, conseguiu comprar o terreno ao lado de sua residência e nove anos depois, com muito trabalho e a ajuda dos amigos encarnados e desencarnados, conseguiu realizar mais um sonho e entregou para a comunidade de Águas de Lindóia mais um templo de amor.

Não descansou. Após a inauguração do Lar Espírita Bezerra de Menezes, construiu com muito esforço e ajuda de muitos amigos, a Escola Oficina de Artesanato, hoje o Bazar do centro, para ensinar um ofício às crianças carentes, preocupada em dar uma ocupação útil para a juventude local. Esse projeto foi inaugurado em 30 de agosto de 1987, sem a participação física de sua idealizadora, pois se encontrava em casa de parentes em São Paulo, cuidando da saúde. Até o seu desencarne, em 06 de outubro de 1990, jamais deixou de realizar as festas natalinas para a comunidade carente do município, prática aprendida com o amigo Chico Xavier.