Histórico

Histórico

No ano de 1998, fundou-se a USE Intermunicipal do Circuito das Águas, abrangendo as cidades de Amparo, Águas de Lindoia, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Pinhalzinho, Serra Negra e Socorro. A iniciativa justificava-se, pois, nessa faixa distribuem-se cerca de 30 instituições espíritas, incluindo algumas localizadas no Sul de Minas, como Monte Sião (...).

Sob a presidência de Luiz Roberto Invernizzi, a Intermunicipal pôs em prática um ousado projeto - o Congresso de Espiritismo do Circuito das Águas (CONEC), anual, que teve sua primeira edição em 2003. O encontro, com a participação de oradores renomados, repetiu-se nos anos seguintes, no Centro de Convenções de Serra Negra.

Em 2009, (...), a Intermunicipal (...) apoiou evento ainda maior: o 14º Congresso Estadual de Espiritismo, promovido pela USE Estadual, dos dias 19 a 21 de junho, contando também com apoio da sua Regional, Jundiaí, e também da Regional de Campinas.

(Compuseram a mesa de abertura o Presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) Nestor João Masotti, o Vice-presidente da FEB Altivo Ferreira, o Presidente da USE José Antonio Luiz Balieiro, o Presidente da USE Intermunicipal do Circuito das Águas Luiz Roberto Invernizzi, o Diretor da FEB e do Conselho Espírita Internacional Antonio Cesar Perri de Carvalho, a Presidente da Federação Espírita do Estado de São Paulo Silvia Cristina Stars de Carvalho Puglia, o representante da Sinagoga Espírita Nova Jerusalém José Quinto, o representante da Liga Espírita do Estado de São Paulo José da Silva Bueno Neto, os oradores do Congresso José Raul Teixeira, Sandra Borba e Divaldo Pereira Franco. Ainda, participaram da mesa o Prefeito de Serra Negra Antônio Luigi Ítalo Franchi, o Juíz de Direito da 2ª Vara de Serra Negra Carlos Eduardo Silos de Araújo e o Delegado de Polícia de Serra Negra Rodrigo Cantadori)

Compareceram 1010 congressistas dentre os 1108 inscritos de 112 localidades, na grande maioria do Estado de São Paulo seguida de Rio de Janeiro, Maranhão e Minas Gerais, além de congressistas da Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná e Distrito Federal. A comissão organizadora contou com 103 voluntários procedentes das Casas Espíritas de Serra Negra e região, de São Paulo, além da adesão maciça da Mocidade Espírita da USE. O Congresso teve a coordenação do Presidente da USE Estadual José Antonio Luiz Balieiro e do Presidente da USE Intermunicipal do Circuito das Águas Luiz Roberto Invernizzi (Dirigente Espírita 113).

Invernizzi, à época presidindo a Intermunicipal, reconheceu os efeitos salutares que o evento estadual provocou na região, fortalecendo ainda mais os laços de amizade e união entre os espíritas.

Na virada da década, porém, com novos integrantes na Intermunicipal, o movimento de unificação no Circuito das Águas perdeu força. O CONEC não voltou a ser realizado. Em 2016, ante os preparativos do 17º Congresso Estadual de Espiritismo em Atibaia (Intermunicipal de Bragança Paulista), também na Regional de Jundiaí, os amigos do Circuito das Águas sentiram-se mais uma vez contagiados pelo entusiasmo dos atibaienses e atenderam ao chamado.

Nova dinâmica

Isso levou a atual Diretoria Executiva a mobilizar forças para reativar a Intermunicipal. No dia 23/07/2016, dirigentes das instituições espíritas da região receberam, com muita alegria, os confrades da USE-SP para a reativação da USE Intermunicipal do Circuito das Águas. Esses companheiros fizeram uma exposição sobre o movimento espírita e a importância das casas em torno do ideal de Unificação.

“Tivemos uma excelente reunião com representantes de várias casas espíritas de Serra Negra e região, que já estão em vias de formar a Comissão Executiva da Intermunicipal do Circuito das Águas”, informou Marco Milani, diretor do Departamento do Livro, que integrou a comitiva, juntamente com Newton Guirau (secretário) e Allan Kardec Pitta Veloso (2º Vice-Presidente).

“Há uma disposição de todos os espíritas dessa região em reorganizar o trabalho unificacionista, dentro do mais elevado espírito de fraternidade e união”, falou Allan Kardec Pitta Veloso, 2º vice-presidente da USE.

Nessa reunião, realizada no Centro Espírita Joana D'Arc, em Serra Negra, foram indicados os companheiros Caio Marcus Rebello Mello (Águas de Lindoia) como presidente e Luiz Roberto Invernizzi (Serra Negra) como vice presidente da USE Intermunicipal do Circuito das Águas. Essa comissão era composta ainda dos companheiros Paulo Eduardo Belizário (Amparo) como 1º secretário e Rafael de M. Montanheiro (Socorro), como 1º tesoureiro (...).

                    (Foto dos participantes da reunião de reativação da USE Intermunicipal do Circuito das Águas em 23/07/2016)

Em novembro do mesmo ano, numa das prévias do Congresso Estadual de 2017, a região mostrou mais uma vez o seu entusiasmo, lotando as dependências do C.E.Luiz Gonzaga, de Itapira. O encontro atraiu lideranças do Circuito das Águas e de Mogi Mirim, o que fez reacender, entre os membros da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração, a proposta de se redesenhar o mapa das Regionais nessa parte do Estado.

Agora sob o comando do jovem confrade Caio Marcus Rebello Mello, a Intermunicipal vive um momento de intensa atividade, realizando encontros e participando dos eventos na Sede, em São Paulo, ou sediando encontros promovidos pela USE estadual, como o Seminário "Como Envolver e Capacitar Voluntários na Casa Espírita", promovido pelo Departamento do Livro e Doutrina, realizado em 26/11/2016, tendo como expositor o companheiro Marco Milani e também o Encontro da Área de Assistência e Promoção Social (APSE), realizado em 18/03/2017, quando a companheira Neyde Schneider tratou do flagelo das drogas e o papel do centro espírita no atendimento às famílias do dependente químico.

(Informações retiradas do livro USE 70 anos - Passado, Presente e Futuro em nossas mãos - Edições USE - 2017, Organizador Rubens Toledo e Dirigente Espírita 155).

 

O ano de 2017 foi de muito trabalho para manter-se a chama da Unificação viva entre os dirigentes das instituições espíritas da região. Além do evento já mencionado do Departamento de Assistência e Promoção Social da USE-SP, a Intermunicipal iniciou um novo projeto chamado "Semana Espírita do Circuito das Águas", que consiste em tratar um tema central com vários subtemas, levando palestrantes da região e de fora, a ministrarem temas relevantes para todas as cidades da região, sendo uma palestra por dia em cada uma das cidades participantes. A 1ª Semana Espírita, realizada de 17 a 23 de abril, tratou do tema "160 anos da Doutrina Espírita - Uma nova era para a humanidade", onde homenageou-se o lançamento do Livro dos Espíritos em 18 de abril de 1857.

Um outro projeto que foi levado adiante nesse ano, foi a ação junto aos governos municipais de todas as cidades da região para oficializar o Dia Municipal do Espiritismo no dia 18 de abril, onde apenas a cidade de Serra Negra já contava com o Dia do Espírita nessa mesma data. Também nesse ano, iniciou-se uma nova tradição no Circuito das Águas, que consiste em apresentação de uma peça teatral profissional com temática espírita, trazendo arte para os confrades da região e a primeira apresentação que deu início a esse sucesso foi a peça "Morrendo e Aprendendo - uma comédia do outro mundo!", com a companhia teatral Amigos da Luz do Rio de Janeiro, realizado no mês de setembro.

O ano de 2018 foi fértil em eventos espíritas em nossa região, começando com a 2ª Semana Espírita do Circuito das Águas, tratando do tema "O papel do espiritismo perante os desafios atuais" realizado de 16 a 23 de abril. Nesse mesmo mês, seguindo o regulamento interno da USE, foi eleita uma nova diretoria para a instituição, para o triênio 2018/2021, sendo constituído como presidente, João Paulo Leite Tozzi (Jaguariúna); vice presidente, Caio Marcus Rebello Mello (Águas de Lindoia), 1º secretário, Paulo Eduardo Belizário (Amparo), 2ª secretária, Benedita Aparecida Martins dos Santos (Amparo); 1º tesoureiro, Rafael de M. Montanheiro (Socorro) e 2º tesoureiro, Dejair de Sousa Pinto (Socorro).

No dia 22 de setembro de 2018, um novo formato de evento foi trazido para a nossa região. A Roda de Conversa, que foi um grande sucesso no Congresso Estadual de 2017 em Atibaia, com o tema "Ciência e Espiritismo", trouxe uma nova forma de tratar do tema no meio espírita, onde por vezes, expositores tratam de temas com conotação científica, sem o devido cuidado proposto por essa área.

Nos dias 09 e 10 de novembro, com muita alegria, retorna um dos maiores eventos espíritas da região, porém com outro formato. Trata-se do CONEC, na sua 12ª edição, revivendo grandes momentos no Centro de Convenções do Circuito das Águas, em Serra Negra, que já recebeu expositores como Divaldo Pereira Franco, José Raul Teixeira, Sandra Borba, Alberto Almeida, Emmanuel Cristiano, Adenáuer Novaes, Francisco do Espírito Santo Neto, José Medrado, Carlos Baccelli, Alkíndar de Oliveira, Eliseu Mota Jr., Paulo Henrique Figueiredo, Orson Peter Carrara, entre tantos outros nomes de companheiros queridos no movimento espírita. Para abrir o evento, no dia 09, na segunda edição do teatro espírita, a Cia Rama Kriya de São Paulo, trouxe a peça "Uma Comédia do Além", que foi assistida por mais de 350 pessoas. Já no dia 10, com a presença de dois grandes amigos do Movimento Espírita do Circuito das Águas, Izaías Claro e Deusa Samu, trataram dos temas "As aflições humanas e o Espiritismo" e "Família, a base da vida", respectivamente.

Em 2019, continuando a tarefa de Unificação do movimento espírita local, a USE Intermunicipal do Circuito das Águas, consegue congregar muitas das casas da região em prol da convivência fraterna entre seus confrades. No dia 23 de março, com a presença de Júlia Nezu e Paulo Francisco da USE-SP, os companheiros nos brindaram com um Seminário de muita relevância, com o tema "A administração jurídica e fiscal na casa espírita". Chega abril, mês das comemorações da Doutrina Espírita e segue-se a 3ª Semana Espírita, de 08 a 15, com o tema "Doenças da Alma". Já em maio, no dia 26, um novo projeto, criado pelo Departamento de Artes da USE-SP, liderado pelo companheiro Lirálcio Ricci, trouxe até o Circuito das Águas, grandes nomes da arte espírita do Estado de São Paulo e juntamente com artistas espíritas locais, realizou-se o 1º Sarau Respirarte do Circuito das Águas, ocasião em que foi formalizada a criação do Departamento de Artes da USE local (Dirigente Espírita 172). O mês de junho foi escolhido para a terceira edição do teatro espírita e aproveitando-se o Festival de Inverno de Serra Negra, com grande repercussão em mídias locais, com eventos artísticos durante todo o mês de junho e julho, a Cia Rama Kriya de São Paulo, no dia 29, mais uma vez nos brindou com um excelente espetáculo, com a peça "Um amor de renúncia", com texto adaptado do livro "Renúncia" de Chico Xavier e Emmanuel, mais uma vez com mais de 350 expectadores.

Com a renúncia do presidente João Paulo Leite Tozzi, por motivos particulares, em julho de 2019, o vice presidente Caio Marcus Rebello Mello reassume interinamente a presidência e propõe uma nova Assembléia Geral para eleição completa e aproveitando essa Assembléia para a regularização da entidade, como Pessoa Jurídica, devidamente constituída. Antes disso, a Diretoria Executiva e os Departamentos da USE estiveram presentes em mais um Encontro Fraterno de Unificação, no dia 17 de agosto, em Serra Negra, envolvendo os órgãos regionais de Campinas e de Jundiaí, estiveram reunidos no Centro Espírita Joana D’Arc, na Rua Allan Kardec, 53. Na oportunidade, representantes de Campinas, Circuito das Águas e Indaiatuba participaram das análises e reflexões sobre o movimento espírita em ambas as regiões. (Dirigente Espírita 173).

(Foto dos participantes do Encontro Fraterno em 17/08/2019)

Aprovado por todos do Conselho Deliberativo, no dia 26/10/2019, toma posse a diretoria eleita nessa Assembléia Geral, tendo sido reconduzido ao cargo de presidente, Caio Marcus Rebello Mello (Águas de Lindoia), vice presidente, Márcia Aparecida de Castro Ferraz (Socorro), 1º secretário, Walter da Silveira Jr. (Serra Negra), 2ª secretária, Norma Ribeiro Coutinho (Águas de Lindoia), 1º tesoureiro, José Alexandre Malagodi Vasconcelos (Serra Negra), 2º tesoureiro, Dejair de Sousa Pinto (Socorro) e Diretor de Patrimônio, Domingos José Palazi (Socorro), para continuação do triênio anterior até abril de 2021.

Os eventos programados para 2020 começa mais cedo para a USE Intermunicipal do Circuito das Águas e logo em fevereiro, no dia 15, mais uma Roda de Conversa, com os companheiros Marco Milani, Rosana Gaspar e Alexandre Fonseca, trouxeram um tema polêmico, mas muito necessário hoje em dia, que versa sobre "Práticas Estranhas no Centro Espírita". Devido a pandemia de Covid-19 no primeiro semestre de 2020, todos os eventos presenciais tiveram que ser cancelados, mas a USE Intermunicipal do Circuito das Águas não deixou de trabalhar. No mês de abril, lançamos o "Projeto Bibliotecas USE", que visa catalogar e informatizar as bibliotecas das casas espíritas, para posteriormente disponibilizar um aplicativo para consulta pública, do acervo das instituições (Dirigente Espírita nº 177).

Galeria de Presidentes

 
Luiz Roberto Invernizzi Caio Marcus Rebello Mello João Paulo Leite Tozzi Caio Marcus Rebello Mello  
1999 - 2016 2016 - 2018 2018 - 2019 2019 -