Lar da Paz Allan Kardec

Lar da Paz Allan Kardec

 

Antes de falarmos em Lar da Paz, não poderemos deixar de citar a mediunidade de Milton Franco de Almeida, desenvolvida pelo Espírito Athiamoto e levou seis anos para dar condições de trabalhar. O desenvolvimento e os primeiros trabalhos de orientação e cura que se realizaram, estiveram a cargo da Equipe Espiritual de Irmão Rainer, no Grupo Espírita Ismael, ficando ai alguns anos. Então, procurado pelo companheiro espírita Eduardo Castro, então trabalhador do Templo Espírita da Fraternidade, foi convidado a participar de um trabalho nesta casa.

Quando do desencarne do médium Guerino Brunelli, por orientação espiritual, o médium Milton Franco de Almeida passou a exercer suas atividades de orientação e cura no Templo Espírita da Fraternidade, ai permanecendo por aproximadamente 25 anos de dedicação a serviço das Entidades Espirituais pertencentes à Equipe.

Depois disso, o médium Milton foi orientado, pelos Irmãos, a deixar de exercer essa função, a fim de dar oportunidade de trabalho a outras mediunidades. Quando ainda no Templo Espírita da Fraternidade, onde a frequência de pessoas de Pedreira era expressiva, a equipe de Irmão Rainer intuiu a frequentadora Marilda Fratta a iniciar um trabalho organizado, fundando em Pedreira, um Centro Espírita que pudesse abrigar e esclarecer as pessoas daí oriundas e outras mais. Marilda, então, empregou seus esforços, arregimentando companheiros, na construção de um centro, na referida cidade.

E, assim, a equipe do Irmão Rainer orientou toda organização do referido Centro, ficando como Espírito orientador dessa casa o Irmão Fala Grosso, muitas vezes recebido pela mediunidade de Milton. Iniciando numa casa cedida gratuitamente, hoje, naturalmente, após muitos esforços, a cidade de Pedreira possui seu Centro Espírita Caminhos de Luz, em sede própria e em plena atividade.

Por determinações espirituais superiores, o Lar da Paz Allan Kardec teve seu projeto e acabamento, no plano espiritual, muito antes de seu início aqui na Terra.

Como surgiu o Lar da Paz Allan Kardec?

As Entidades Espirituais atendendo na cidade de Amparo, através da mediunidade, observaram o crescimento do número de pessoas que procuravam o centro pelos mais diferentes motivos. Uns desejavam um alivio para seus sofrimentos e ansiavam por um tratamento espiritual; outros desejavam aprender a doutrina e também conhecer a mediunidade.

Analisando as dificuldades, a Equipe Espiritual viu a necessidade de se construir mais uma casa espírita, na cidade de Amparo. Com mais um Centro Espírita, mais pessoas teriam a oportunidade de conhecer a doutrina e também trabalhar junto à Equipe Espiritual. Dessa maneira, os orientadores espirituais começaram, então, a pensar como isso seria realizado e por esse motivo passaram a observar as pessoas que já tinham esse compromisso no plano espiritual.

E assim, os Irmãos Espirituais passaram a citar nomes de certos elementos que frequentavam o Templo Espírita da Fraternidade. Num determinado dia, a entidade chamou Lourdes, a companheira e auxiliar do instrumento, e pediu que marcasse vários nomes, dizendo-lhe que não haveria necessidade, no momento, que as pessoas soubessem o porquê de seus nomes estarem anotado.

Passados uns dois anos, a Entidade Paulo convocou o nome dessas pessoas e disse-lhes que  tinham um compromisso assumido no plano espiritual, a construção de um novo Centro Espírita, que deveria ser construído num bairro distante, para facilitar pessoas que morassem longe do centro da cidade e para que pudessem conhecer a Doutrina, receber atendimento espiritual e também dando oportunidade de trabalho a mais médiuns.

As pessoas da lista são em número de doze e são as seguintes: Carlos Ângelo Panini, Marcos Moreton Batoni, Sônia Regina Teixeira Roque, Yara Lúcia Miori Fernandes da Silva, Mateus Eduardo Sutto Diomede, Maria Angélica Silva Franco de Abreu, Roseana Gerbi Longo, José Irineu Geraldini, Waldemar Damião, Myriam Roza Azevedo Braga, Edne Teresinha Bacci Brunelli e Rubens Alves Sampaio e Silva.

Essas pessoas tinham o compromisso, assumido no plano espiritual, para  atendimento e esclarecimento do Evangelho nessa nova casa. Uma parte tinha o compromisso no mundo espiritual e outros foram completados através da afinidade do aparelho mediúnico e da companheira Lourdes.

O Lar da Paz estava projetado no mundo espiritual e coube a equipe de Espíritos, secundados por Irmão Rainer, a transmitir essa informação. Talvez as pessoas não saibam que tudo está projetado no Mundo Espiritual. Esta equipe recebe orientações de outras Entidades Espirituais, Irmãos Superiores e, portanto, lá se formou a primeira Diretoria.  

O projeto seria uma construção simples, para atender pessoas que necessitassem de tratamento de cura; pois para ali seriam encaminhados vários médiuns com fluido curador, e outros que, orientados pelos Irmãos Espirituais, iriam atendendo e aos poucos evangelizando, através dos estudos e dos Evangelhos. As primeiras reuniões com orientações foram realizadas no Grupo Espírita Ismael, no ano de 1994.

No dia 15 de janeiro de 1996, 23 pessoas se reúnem, no Templo Espírita da Fraternidade, para deliberar sobre a fundação dessa nova casa. Essa reunião foi presidida por Marcos Moreton Batoni e secretariada por Jucileyde de Campos Corrêa Melo. Foi apresentado um esboço do estatuto para análise e foram pedidas sugestões para o nome da casa. Foi escolhido o nome de Lar da Paz, que acrescido de Allan Kardec, foi sugerido pela companheira Sônia Regina Teixeira Roque.

Enquanto aguardava a construção, o Lar da Paz iniciou seu trabalho no Departamento Espírita Divina Luz. Era responsável pelo imóvel o senhor Jofre Vieira da Rocha, que, procurado pelos companheiros Humberto Brunelli Filho, Marcos Moreton Batoni e José Irineu Geraldino, relutava em ceder o local, mas após saber que ali trabalharia a conhecida e respeitada equipe espiritual do Irmão Rainer, através da mediunidade de Milton Almeida, permitiu sua utilização. Nessa reunião foi aprovado o estatuto e houve a formação de uma chapa para compor o Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva.

O Conselho Deliberativo ficou assim formado:

Mateus Eduardo Sutto Diomede, Marlene Costa Cavalcante, Myriam Roza Azevedo Braga, Rosemeire de Almeida Franco, Carlos Ângelo Panini, Humberto Brunelli Filho, José Irineu Geraldino, Maria Aparecida Alves Cruz, Marcos Moreton Batoni, Régis Bueno Schillitler Silva Júnior, Waldemar Damião, Yara Lúcia Miori Fernandes da Silva, e tendo como suplentes os seguintes: Maria Angélica Silva Franco de Abreu, Roseana Gerbi Longo.

A seguir, foi realizada a eleição para a escolha do Presidente e Secretário do Conselho Deliberativo. Por um consenso geral foram escolhidos:

Presidente: Mateus Eduardo Sutto Diomede e Secretária: Myriam Roza Azevedo Braga.

Logo a seguir, foram escolhidos os elementos para formar a Diretoria Executiva.

Presidente: Juceleyde de Campos Corrêa Melo, Vice-Presidente: Edne Teresinha Bacci Brunelli, 1ª Secretária: Janete Draganoff Torres, 2ª Secretária: Maria Henriqueta da Gama Sampaio, 1º Tesoureiro: Rubens Alves Sampaio e Silva, 2ª Tesoureira: Maria Claudete Perez e Provedora: Sônia Regina Teixeira Roque.

O 1º Conselho, com validade de 4 anos iria de 15/01/1996 a 14/01/2000. A 1ª Diretoria, com validade de 2 anos iria de 15/01/1996 a 14/01/1998.

As 23 pessoas presentes à supra citada reunião e que assinaram a ata são consideradas sócios fundadores e também os primeiros sócios efetivos da entidade.

São as seguintes:

Edne Teresinha Bacci Brunelli, Humberto Brunelli Filho, José Irineu Geraldino, Lourdes Pelinson de Almeida, Maria Claudete Perez, Maria Henriqueta da Gama Sampaio, Marlene da Costa Cavalcante, Mateus Eduardo Sutto Diomede, Milton Franco de Almeida, Myriam Roza Azevedo Braga, Rosemeire Almeida Franco, Rubens Alves Sampaio e Silva, Carlos Ângelo Panini, Juceleyde de Campos Corrêa Melo, Marcos Moreton Batoni, Maria Angélica Silva Franco de Abreu, Roseana Gerbi Longo, Sônia Regina Teixeira Roque, Waldemar Damião, Yara Lúcia Miori Fernandes da Silva, Maria Aparecida Alves Cruz, Janete Draganoff Torres e Régis Bueno Schlittler Silva Júnior.

O Lar da Paz iniciou, então, seu trabalho no Departamento Espírita Divina Luz, sob orientação e cura dos Irmãos Espirituais. Os trabalhos de atendimento, orientação e cura eram realizados toda 4ª feira às 20 horas. Os trabalhadores de 4ª feira foram os seguintes:

Afonso Henrique da Gama Sampaio, André Altino Gonzáles, Antônio Hamilton Guerato, Dalva F. Rossi Baradel, Domingos Baradel, Edne Teresinha Bacci Brunelli, Hermínia Maria Pereira da Cunha, Joana Magali Gonçalves dos Santos, José Maria Formigari, José Osvaldo de Melo, José Sanches, Juceleyde de Campos Corrêa Melo, Leila Ap. Frem Peterlini, Lourdes Pelinson Almeida, Marcos Moreton Batoni, Maria Angélica Silva Franco Abreu, Maria Esther de Oliveira, Maria Henriqueta da Gama Sampaio, Maria Regina Gonzáles, Mercedes Ap. Merlo Marson, Milton Franco Almeida, Milton José Braga, Neuza Aparecida Leôncio, Terezinha Ap. Gomes Sampaio, Maurício Paoli de Barros, Janete Draganoff Torres.

Para dar continuidade a Casa Divina Luz, o Lar da Paz decidiu alugar um imóvel. Depois de vários imóveis visitados, tanto no centro da cidade como na periferia, Myriam e Milton Braga encontram uma casa para alugar na Rua General Osório. Aluguel impossível para ser arcado pelos poucos sócios efetivos; quando novamente, além da doação do terreno, Antônio Carlos Longo assumiu a locação do imóvel. Marlene Costa Cavalcante foi indicada para Presidente e Rosemeire de Almeida Franco para Secretária do Conselho Deliberativo.

A Diretoria Executiva ficou assim constituída:

Presidente: Myriam Roza Azevedo Braga, Vice Presidente: Edne T. B. Brunelli, 1º Secretário: Maurício P. de Barros, 2º Secretário: Maria Henriqueta da Gama Sampaio, 1º Tesoureiro: José Sanches, 2º Tesoureiro: Maria Claudete Perez, Provedor: Milton José Braga.

Em reunião conjunta do Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva, realizada na Sala de Medicamentos do Templo Espírita da Fraternidade, no dia 19/04/1998, foram tecidas algumas considerações sobre a construção do Lar da Paz Allan Kardec. Foi nomeada uma comissão de obras que ficou constituída dos seguintes companheiros:  Milton José Braga, Milton Franco de Almeida, José Irineu Geraldino e Humberto Brunelli Filho. Para elaborar o projeto, foi lembrada a orientação dos Irmãos Espirituais para que seja construído o necessário. Depois de elaborado o projeto, este deveria ser avaliado, em reunião, pelos componentes da Diretoria e do Conselho.

Os presentes à reunião, foram convidados a conhecer o terreno onde futuramente funcionaria o Lar da Paz Allan Kardec. Lembramos que a planta do Lar da Paz foi recebida mediunicamente pelo companheiro Milton Franco de Almeida. Através de contato feito pelo companheiro Humberto com o arquiteto Dr. Márcio Silva, este projetou gratuitamente a planta do Lar da Paz.

Eventos diversos foram realizados para aquisição de fundos para iniciar a construção: pizzas, tortas salgadas e doces, lasanhas, etc. Foram inúmeras as pessoas que colaboraram tanto monetariamente, como com o trabalho pessoal, participando na organização e realização das diferentes atividades. Há um Livro de Ouro com os nomes das pessoas que contribuíram monetariamente para a construção do referido Lar. Milton José Braga, então Provedor do Lar, assumiu o compromisso de dirigir sua construção.

O Trabalho Espiritual inicial, nesta casa, com Evangelho, Passes e Vibrações, deu-se a 22 de julho de 1998, 4ª feira, às 20:00 hrs. Com a mediunidade de Milton de Almeida Franco, assistido pelos Irmãos Espirituais, foi restabelecido o trabalho espiritual de Cura e Orientações. No ano de 1998, os Irmãos Espirituais indicam o Trabalho com Cromoterapia.

A primeira reunião de Trabalho de Esclarecimento deu-se a 07/05/1999. Os elementos presentes foram: Milton Braga, Norina, Hamilton, Maria Regina, Joana Magali, Marlene Cavalcante, André Cavalcante, José Sanches, André Gonzáles, Myriam, Rosemeire, D. Lourdes, Sr. Milton Almeida.

A 23 de maio de 1999, na sede do Lar da Paz, na Rua General Osório, numa reunião de Diretoria, foram promovidos a sócios efetivos: Antônio Hamilton Guerato, André Altino Gonzáles, Ciro Spinelli Júnior, Maria Norina Stechini, Joana Magali Gonçalves dos Santos, Elizeide Cunha, Maria Augusta Yray Nogueira Marques, José Maria Formigari, Maria Regina Gonzáles, Teresa Cristina Saulo Spinelli, Roseana Gerbi Longo, André Luiz Rocha Cavalcanti, Maurício Paoli de Barros, José Sanches, Milton José Braga.

José Sanches ficou responsável pela direção do Trabalho de Esclarecimento de 6º feira e Carlos Panini, pelo Trabalho de Desenvolvimento, às 5ª feiras. Irmão Paulo diz que teríamos neste ano de 1999, o primeiro Trabalho de Confraternização Espiritual em nossa cidade, onde flores de bilhetes de familiares foram oferecidos aos desencarnados. Os Irmãos falam da necessidade da implantação de estudos na casa.

Na eleição para presidente do Conselho, para o ano de 2000, foi eleita Marlene Costa Cavalcante e para Secretário Antônio Hamilton Guerato, com mandato de 1 ano. Ainda no ano de 2000, foi apresentada a planta do Lar da Paz, como dissemos, intuída pelos Irmãos, através da mediunidade de Milton F. de Almeida e planejada pelo arquiteto Marcio Silva, que a fez gratuitamente. O trabalho topográfico do terreno começou no dia 09 de abril de 2001 e foi executado pela firma de Márcio Camilotti, que o fez gratuitamente.

No ano de 2001, foi lançada uma apostila sobre como agir na Casa Espírita, no atendimento às pessoas que procuram o centro. Ensina também, como devem proceder os dirigentes de trabalhos mediúnicos.

A 05 de março de 2001, teve início o Curso de Autoconhecimento, das 20:00 às 21:00 hrs, às 2ª feiras, com um número de 34 inscritos. Neste ano de 2001, a construção já estava em fase de cobertura e Milton Braga, responsável pelo acompanhamento desse trabalho, fez várias fotos referentes às diferentes fases da construção. Isso, serviria para ilustrar e futuramente mostrar aos interessados o início e andamento dessa obra.         

Os Irmãos orientam a necessidade de, a cada 60 ou 90 dias, ter um dia para Limpeza de Fluídos. Participam do Trabalho de Cura, na General Osório, os médiuns Marlene Belloni, Cacilda Baradel, Fábio Pacheco do Amaral, Roseana Gerbi, Maria Norina Stechini, Shirley Ângelo, Cassia Ap. P. de Oliveira, Benedita Martins, Luciana Ferrari Bonetti. Como dirigentes do grupo mediúnico trabalharam José Sanches, Felipe Aluir Lenzi, Milton José Braga, José Vilas Boas, Francisco Silloti, Cyro Spinelli.

Ainda com a obra inacabada, e por intuição, Myrian e Milton Braga vinham à sede em construção, aos domingos, às 10:00 hrs e ai faziam a leitura do Evangelho, Vibrações e Passes. Myriam Braga, num quadro negro, com giz, escreveu um convite às pessoas que aí passassem e quisessem comparecer, nesse dia e horário, à leitura do Evangelho, vibrações e receber o passe. Logo começaram a aparecer as primeiras pessoas, que foram se achegando e tomando parte nessa pequena reunião, em chão de terra e toscos bancos de lata e madeira.

No ano de 2003, o Lar da Paz, na rua General Osório,  continua seus trabalhos de leitura do Evangelho, Vibrações e Passes e Atendimento de Cura às 3ª feiras à tarde e 4ª feiras à noite e teve início o Estudo de Mediunidade às 2ª feiras, às 19:45 h.

Em 2004, no dia 06 de janeiro, mudamos para a sede própria do Lar da Paz Allan Kardec, à Rua Arlindo Fava, 360, Bairro Silvestre II. O imóvel, embora inacabado, oferecia já as condições necessárias para aí se transferir. O Lar da Paz realizava, nessa época, Trabalho de Atendimento Espiritual às 5ª feiras, às 19:45h; realizava também, o Trabalho de Atendimento a Gestantes.

Os expositores do tema do Evangelho, na nova casa, estavam a cargo de Ademir Cegatti, Maurício de Barros e Myriam Braga. Ficava na orientação de passes, o sr. Milton Braga, tendo  os senhores José Luiz, André Gonzáles e João a função de encaminhar as pessoas para os passes. No Atendimento Espiritual de Cura, às 4ª feiras, tivemos as mediunidades de Luciana e Shirley, a cada 15 dias e aos domingos Cássia e Milton Almeida. Na recepção Eliana e Domingos, e entrevistadores Edne, Maria Hideco, Silmar, Gilberto Salomão, Márcia.

No ano de 2004, tivemos o início do Trabalho de Pedidos Especiais, trabalho esse realizado a cada 15 dias, aos domingos. Os Irmãos orientaram a colocação de uma caixa de sugestões, onde poderia ser colocadas as sugestões dadas pelos frequentadores da casa, e que, quando aberta e lidas seriam ou não aceitas pelos responsáveis, dentro de um critério lógico.

Em  2005, o Irmão Cléber orientou que se desse oportunidade para pessoas realizassem palestras doutrinárias, na casa. Tivemos também o início do Curso Básico de Espiritismo. Maurício Barros foi orientado a falar sobre Mediunidade, a cada 45 dias ou 2 meses.

Os mais recentes orientadores de mesa Mediúnica eram Eurípedes Malta, Felipe Aluir Lenzi, Sebastião Azevedo, Amauri de Mattos Falleiros, Luis Roberto Nascimento, Estela Veiga. Trabalham como dirigentes, no Trabalho de Esclarecimento, Milton José Braga, Amauri de Mattos Falleiros, Felipe Aluir Lenzi. Aplicam Cromoterapia, Myriam Braga, Tânia Barone e Milton Braga.

Em 2006 foi lançada uma 2º apostila que através de perguntas e respostas, esclarece as dúvidas sobre os trabalhos de desenvolvimento e esclarecimentos mediúnicos. Essas apostilas foram uma colaboração de Milton Franco de Almeida sob a intuição dos Irmãos Espirituais do Lar da Paz.

A Equipe Espiritual anunciou que Irmão Cleber deixaria de dar atendimento em trabalho de cura, mas que a Equipe Espiritual de Irmão Rainer continuaria dando toda a assistência ao Lar da Paz, deixando a cargo da médium Luciana a orientação de cura às demais mediunidades.

                             Amparo, 30 de abril de 2007

 

Este trabalho foi elaborado por Myriam Braga, com a colaboração de Milton Almeida, Maria Claudete Lugli, Lourdes Almeida e Edne Brunelli e auxiliados intuitivamente pelos Irmãos Espirituais.

Queremos agradecer a todas as pessoas que viveram a história do Lar da Paz, trabalhando, cooperando e vibrando positivamente para que tudo isso se tornasse realidade.

Pedimos desculpas  ás pessoas que deixamos de mencionar por escrito, mas temos certeza, tem seu nome gravado nas paginas da Vida Maior.