Clínica Fazenda Palmeiras

Clínica Fazenda Palmeiras

Em 1 de julho de 1935, o Grupo Espírita Ismael, sob a coordenação do Sr. Henrique Castejón, fundou a Associação Civil Hospital e Ambulatório para Psicopatas Ismael.

Este abnegado grupo de espíritas adquiriu uma chácara e iniciou a construção do hospital através de fundos arrecadados por meio de doações e quermesses, sendo inaugurado 20 anos depois, em 01 de maio de 1955, denominando-se Sanatório Ismael, com a missão de proporcionar uma melhor estrutura de atendimento aos nossos irmãos em sofrimento mental.

A palavra “Sanatório” significa, segundo o dicionário, um “estabelecimento que recebe doentes para tratamento ou convalescença” e o intuito dos fundadores ao escolher esse nome para a Associação foi o de ser um lugar para “sanar as doenças da mente e da alma”, muito diferente da palavra “Hospício” ou “Manicômio”, que é um “asilo de loucos ou um hospital de alienados”.

O Sanatório Ismael – Clínica Fazenda Palmeiras é uma Associação Espírita Filantrópica na sua essência, sem fins lucrativos e trabalha em parceria com o município. Conta hoje com 160 leitos SUS para atendimento a 42 municípios da região e 75 leitos particulares/convênios e possui vários sócios, colaboradores e um quadro funcional de mais de 200 profissionais diretos. Também conta com uma unidade de Fisioterapia, que presta atendimento através do Centro Holístico, situado na Rua Jofre Vieira da Rocha, 33 – Jardim Santo Antônio. Está classificado no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) como “especializado em Psiquiatria”.

Todas as unidades contém:

  • Acomodação em suíte privativa ou apartamento duplo com banheiro privativo.
  • Refeições diárias com cardápio balanceado elaborado por Nutricionista.
  • Posto de enfermagem individualizado
  • Consultórios
  • Sala de estar para atividades e leitura (jornais diários e revistas semanais)
  • Sala de TV
  • Serviço de hotelaria completo, com Rouparia e Lavanderia inclusas na diária.

Áreas comuns:

  • Quadra Poliesportiva / Campo de Futebol
  • Piscina e Sauna
  • Academia de ginástica e musculação
  • Salão de jogos
  • Biblioteca
  • Trilhas para caminhada
  • Salão de Beleza
  • Oficina de Terapia Ocupacional
  • Horta
  • Salão de eventos e sessão de cinema
  • 80.000 m² em meio à natureza

Equipe Técnica

O Hospital possui equipe multidisciplinar completa, composta por profissionais da área técnica, administrativa e apoio. Além do Corpo Clínico, a equipe é formada por:

  • Enfermeiros
  • Psicólogos
  • Assistentes Sociais
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Educadores Físicos
  • Farmacêutico
  • Nutricionista
  • Fisioterapeutas
  • Técnicos de Enfermagem

HENRIQUE CASTEJÓN

Filho de Castejón e Maria Grau Castejón, nasceu em Castejón de Monegros, Província de Huesca, Cataluña, Espanha, em 11 de janeiro de 1887. Com 9 anos de idade, veio com a família para o Brasil, fixando-se em São Sebastião do Paraíso (MG) e mais tarde em Monte Santo de Minas (MG). Casou-se, em 1916, com a graciosa Fogazzola Castejón, na cidade de Batatais (SP), a qual veio falecer dois anos depois, deixando-lhe uma filha.

Em 1922, transferiu-se para Uberaba com seu irmão Francisco Castejón, montando a firma atacadista Irmãos Castejón, à Rua Artur Machado. Em 1924, foi um dos fundadores da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (ACIU). Em 7 de junho desse ano, casou-se em segundas núpcias com Manoela Castejón, com quem teve sete filhos.

Em 1925, ateu, foi convidado por seu cunhado Diomar Branco, para uma reunião espírita, onde veio a receber uma mensagem de sua falecida mãe, que narrava acontecimentos e pormenores da vida familiar só por ele conhecidos. Integrou-se ao movimento espírita participando do Ponto Bezerra de Menezes e Centro Espírita Uberabense.

​O Sanatório Espírita de Uberaba

A ideia de se fundar um hospital espírita em Uberaba, teria nascido de uma sugestão de Eurípedes Barsanulfo à Maria Modesto Cravo em 1918. Em 1919, Maria Modesto e grande número de médiuns fundaram o Ponto Bezerra de Menezes, à Rua Bernardo Guimarães, 36, ao lado de sua residência, onde funcionava a gráfica de seu pai, João Modesto dos Santos. A ideia foi levada para os associados do Centro Espírita Uberabense e acatada pelo seu presidente, Prof. João Augusto Chaves.

Em 1926, o presidente do CEU, Henrique von Kruger, nomeou uma comissão para angariar fundos para a construção do Hospital de Dementes, constituída por Adelino de Carvalho, João Augusto Chaves e Leônidas Antônio Rosa. Em 1927 foi realizada uma reunião extraordinária, que tinha por fim autorizar a fundação de um pavilhão de alienados, denominado Hospital de Dementes, sob a direção do CEU, sendo nomeada uma comissão: Emerenciano Ferreira Junqueira, presidente; Abdon Alonso y Alonso, vice; Antônio Sebastião da Costa, 1° Tesoureiro; Eliziário Nascimento, 2° Tesoureiro; Ariosto Palombo, Orador; Leônidas Antônio Rosa, 1° Secretário; Henrique von Kruger, 2° Secretário; Henrique Castejon, procurador geral; Anselmo Trezzi, procurador; Servilio Finotti, diretor da obra; Dr. Boulanger Pucci, Diretor Clínico.

Envolveu-se sobremodo nessa causa, pelo fato de, em 1925, na campanha de Natal do Ponto Bezerra de Menezes, ter visitado a Penitenciária de Uberaba (onde hoje se localiza a Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro) e se condoído da situação de doentes mentais ali detidos. A partir desta época tornou-se o mais entusiasta de todos, desdobrando-se no levantamento de fundos, na compra de materiais de construção, contratando mão de obra e executando tarefas pesadas.

As dificuldades financeiras foram enormes até a sua inauguração em 1933. Vale ressaltar que o Projeto Arquitetônico foi obtido por via mediúnica, através de Maria Modesto Cravo. Terminada a obra, Henrique von Kruger, convidou o Dr. Inácio Ferreira, jovem psiquiatra formado em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, para ser o primeiro  Diretor Clínico.  Como enfermeiro-chefe, foi nomeado Manoel Roberto da Silva.

Durante todos esses anos de funcionamento, o Sanatório já atendeu milhares de pacientes, de todo o país e propiciou ao Dr. Inácio Ferreira, produzir vários trabalhos científicos, publicados no Brasil e no exterior, nas quais confirma a causalidade espiritual nos sofrimentos mentais. O Sanatório Espírita de Uberaba, sempre se manteve fiel aos seus princípios, nunca se afastando de seus objetivos para com o tratamento das doenças mentais.

No dizer do Prof. João Augusto Chaves, Henrique Castejón "não regateou esforços, porque foi sempre maior o seu concurso do que o de qualquer outro da comissão, que se encarregou da construção da obra”. Não pode concluí-la, pois mudou-se para o município de Amparo (SP). Nessa cidade, a situação se repete, pois em 1932, visitando a Cadeia Pública, no Natal, presenciou a situação de penúria dos doentes mentais, ali trancados.

Sanatório Espírita de Uberaba

O Sanatório Ismael

​Reuniu-se a outros companheiros espíritas e construiu, no alto de uma colina, o Sanatório Ismael, com o mesmo projeto arquitetônico do Sanatório Espírita de Uberaba. A obra teve inicio em 1935 e não pôde ser concluída por ele, pois desencarnou em 1940, embora estivesse bastante adiantada a sua construção. Por duas vezes não pode assistir a inauguração das obras que iniciou e teve parte ativa, mas cumpriu com o seu dever com bondade e desinteresse.

 

Sanatório Ismael em Pedreira

Esse abnegado trabalhador espírita, dá nome a dois logradouros brasileiros, na cidade de Uberaba (MG) e também na cidade de Amparo (SP), onde realizou suas grandes obras de benemerência. Hoje, o Sanatório Ismael, atende pelo nome de Clínica Fazenda Palmeiras e está localizado em uma ampla chácara na Avenida Allan Kardec, 1100, no bairro Jardim Santo Antônio, com modernas instalações.

Fontes:

Clínica Fazenda Palmeiras, em http://www.clinicafazendapalmeiras.com.br/conheca-a-clinica acessado em 17/10/2016.

Sanatório Espírita de Uberaba, em http://www.sanatorioespiritauberaba.org/services acessado em 17/10/2016.